setembro 10, 2013

PREDICTION - Instrumental Inglês - Aula 4

Prediction


            
A língua inglesa está invariavelmente presente em nossas vidas. Com o fenômeno da globalização, essa língua tornou-se muito importante para o desenvolvimento profissional, social e cultural das pessoas.  

             Utilizamos inglês em toda parte, seja nas universidades, a fim de ler textos ou de realizar pesquisas na nossa área de estudos, seja para viajar, ou até para a comunicação com pessoas de outros países. A língua inglesa tornou-se uma necessidade básica para profissionais de diversas áreas e para as pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O inglês faz parte do nosso cotidiano. Há palavras que você utiliza todos os dias sem nem notar que são da língua inglesa, tais como PC (Personal Computer), mouse, shopping, video game, outdoor, entre outras. 

          O objetivo maior, neste curso, é que você desenvolva sua capacidade de leitura e compreensão de textos escritos em língua inglesa. Nesta aula, nos deteremos em uma estratégia chamada Prediction. Essa estratégia é fundamental para uma melhor compreensão de qualquer tipo de texto escrito em língua inglesa. 

            É a atividade pela qual o aluno é levado a predizer, inferir o conteúdo de um texto através do título ou de outros elementos tipográficos, como ilustrações, por exemplo. Sendo uma atividade do tipo pré-leitura, a prediction contribui para estimular o interesse e a curiosidade do aluno pelo conteúdo de um texto que o tópico sugere.
Quanto mais cultura geral (background knowledge) tiver o leitor, mais fácil será a sua prediction. Tomemos como exemplo o título "ecologia". Um leitor com um conhecimento razoável poderia ordinariamente predizer sobre o assunto listando palavras como: Meio-ambiente, Poluir  Desastroso,  Poluentes, Matar, Devastação, Poluição, Florestas tropicais, Animais em extinção, Proteger, Protestos, Chuva ácida, Produtos químicos, Natureza, Reflorestar, Envenenar, Etc... Estas palavras poderiam até não fazer parte do texto, mas é muito provável que façam.              Observe o mesmo título em inglês e avalie o grau de dificuldade comparado com aquele em português.    
            

Observe o texto abaixo e responda as questões que se seguem.

Velkommen til Danmarks mest venlige kasino



Ved Straden, 14-16 Tlf. 98 10 15 50. Glæd dig til spændende og morsomme timer i selskab med festligemennesker i en international atmosfære. Åben alle ugens dage fra kl. 20.00 – 04.00. Entré DKK 50,00. Der er legitimationspligt i henhold til dansk lov. Ingen adgang for unge under 18 år.

Agora, responda às questões:
1.     Qual é o horário de atendimento do lugar?
2.     Quanto custa o ingresso?
3.     Qual é o telefone do estabelecimento?
4.     Qual a idade mínima para frequentar o cassino?
Viu como você foi capaz de responder às questões sem traduzir ou saber o que significam as palavras do texto? Utilizamos, no dia a dia, várias estratégias para ajudar na compreensão de todas as nossas leituras, mesmo sem termos consciência desse processo.

(Texto escrito em Dinamarquês)






         Prediction é uma estratégia de leitura que permite ao leitor prever o que vem a seguir em um texto. Trata-se do desenvolvimento sequenciado do pensamento. Isso só é possível porque quem escreve o faz de maneira organizada, porque as pessoas pensam de maneira semelhante e porque alguns tipos de textos possuem estruturas previsíveis. Quanto mais experiente for o leitor, maior será sua capacidade em prever.


Critical Reading:

Ao final de cada leitura, o bom leitor deveria estar atento para tudo o que lhe foi transmitido através do texto, procurando avaliar o conteúdo do mesmo mediante perguntas tais como: O texto é interessante? por que? A leitura do texto acrescentou algo novo aos seus conhecimentos? O texto foi apresentado de modo objetivo, superficial, profundo, confuso...? Você discorda ou concorda com as ideias do autor? O autor foi imparcial ou tendencioso? Você conseguiu captar alguma Segunda intenção nas entrelinhas do texto? Você acrescentaria algo que não foi mencionado


     Contextual Reference:

Normalmente existem no texto elementos de referência que são usados para evitar repetições e para interligar as sentenças, tornando a leitura mais compreensível e fluente. Esses elementos aparecem na forma de pronomes diversos: Pessoais: he, she, it, they, etc. Demonstrativos: this, that, those, such; Relativos: who, whom, whose, that, which; Adjetivos possessivos: his, her, our. Veja alguns exemplos abaixo:

- I asked my students why they had chosen the ESP course.
- This description is very simple. It follows a diagram in numbered stages.
- Geologists use explosive charges and seismic refraction to find oil storages. - These techniques have proved to be successful in the desert.





SCIENCE & TECHNOLOGY


1 British parents may find it difficult to help their children with their Science and Technology homework. Since the implementation of the National Curriculum in the late 1980s, the teaching of these disciplines has changed radically.
4 Science is no longer presented as Physics, Chemistry and Biology to be learnt parrot fashion, but as a practical discipline requiring communication skills and the application of knowledge and understanding. Pupils now have to behave like scientists in and outside the classroom. They learn to communicate, whether working alone or contributing to a group effort. They learn research skills such as the use of reference materials. They practice gathering and organizing information from different sources. They develop the ability to record and report as well as to translate information from one form to another to suit a particular audience or purpose. Familiarity with computers is now essential as pupils are expected to use spreadsheets and databases for collecting and presenting information.
14Technology, which was previously encountered as an option at Secondary School and often limited to Technical Drawing, is now compulsory for pupils aged between five and sixteen. As in Science, the new approach is based on practice. Pupils are encouraged to identify opportunities for design and technological activities and to express them verbally. They learn these abilities in the contexts of home, school, recreation, community and also business and industry as they approach school-leaving age. They also learn to generate designs, to plan and make things using appropriate resources and to evaluate the processes, products and effects of their design and technological activities. Computer literacy from an early age and the ability to use suitable software applications such as computer-aided design programs now form important parts of the Technology syllabus.
http://www.btinternet.com/~ted.power/discsctt.html





Responda as seguintes perguntas sobre o texto acima:

a) No primeiro parágrafo, que disciplinas escolares mudaram radicalmente desde os anos 80?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) No segundo parágrafo, como os alunos aprendem Ciências hoje em dia?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) No terceiro parágrafo (linhas 14, 15 e 16), qual o contraste apresentado entre o ensino de Tecnologia no passado e atualmente?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Ainda no terceiro parágrafo, de que forma o manuseio do computador está inserido no ensino de Tecnologia nas escolas?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. A quem se referem os pronomes abaixo e justifique:
Their (linha1):_____________________________________
Their (linha1):_____________________________________
These(linha3):_____________________________________
Them(linha19):_____________________________________

5. No início do parágrafo (linha15) temos o pronome relativo which. A que termo este pronome se refere?
__________________________________________________________

6. A que se refere IT na linha 1 ?
__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário