Aula 2
Como vimos na aula anterior, os
falsos cognatos são palavras que merecem nossa atenção para que não tenhamos
uma falsa compreensão com relação aos termos ou ao contexto de um texto.
Nesta aula, vamos aprender a identificar os recursos tipográficos, que podem ser encontrados em vários textos. Apresentaremos algumas atividades usando diferentes gêneros, a fim de que você desenvolva, cada vez mais, a sua capacidade de compreensão.
Nesta aula, vamos aprender a identificar os recursos tipográficos, que podem ser encontrados em vários textos. Apresentaremos algumas atividades usando diferentes gêneros, a fim de que você desenvolva, cada vez mais, a sua capacidade de compreensão.
A
insistência com relação às estratégias de leitura e aos elementos facilitadores
da compreensão tem a intenção de prepará-lo para enfrentar qualquer tipo de
texto escrito, desde os que tratem de assuntos gerais até textos específicos
sobre a Tecnologia da Informação.
Assim, mais uma vez, trazemos novos elementos que irão contribuir para aperfeiçoar a sua habilidade de leitura: os recursos tipográficos. E o que são esses elementos?
Assim, mais uma vez, trazemos novos elementos que irão contribuir para aperfeiçoar a sua habilidade de leitura: os recursos tipográficos. E o que são esses elementos?
As marcas tipográficas,
também chamadas de pistas ou chaves tipográficas, são recursos visuais
empregados nos textos para chamar a atenção do leitor. Elas podem, ou não,
transmitir informações representadas por palavras. Reconhecê-las é um auxílio
bastante útil à leitura.
A seguir, elencamos
alguns exemplos de marcas tipográficas.
- Números – 1984, 8%, 500,00, $ 100, 1st.
- Uso de tipo especial para ênfase – negrito, itálico etc.
- Símbolos – =, $, &, ‘’, “”, :, %.
- Letras maiúsculas – A, P, M, F, T etc.
- Divisão do texto em parágrafos.
- Títulos, subtítulos.
- Gráficos, imagens, tabelas, diagramas, legendas etc.
Atividade 1
|
||||||||||||
1.
Observe o catálogo abaixo e responda
às questões que o seguem.
|
||||||||||||
|
1)
Quais marcas tipográficas podem se encontradas no texto New from the teen
scene?
General Comprehension
A ideia geral de um texto é obtida com o emprego
das técnicas anteriores. Selecionando-se criteriosamente algumas palavras,
termos e expressões no texto, poderemos chegar à ideia geral do texto. Por
exemplo, vamos ler o trecho abaixo e tentar obter a “general comprehension”
deste parágrafo:
“Distance education takes place when a
teacher and students are separated
by physical distance, and technology
(i.e., voice, video and data), often in concert
with face-to-face
communication, is used to bridge the instructional gap.”
From: Engineering Outreach
College of Engineering –
University of Idaho
A
partir das palavras cognatas do texto (em negrito) podemos ter uma idéia geral
do que se trata; vamos enumerar as palavras conhecidas (pelo menos as que são
semelhantes ao Português):
· distance education = educação a distância
· students = estudantes, alunos
· separeted = separado
· physical distance = distância física
· technology = tecnologia
·
voice, video, data = voz, vídeo e dados (atenção:
“data” não é data)
· face-to-face communication = comunicação
face-a-face
· used = usado (a)
· instructional =
instrucional
Então você poderia dizer que o texto trata sobre educação a distância;
que esta
ocorre
quando os alunos estão separados fisicamente do professor; a tecnologia
(voz,
vídeo, dados) podem ser usados de forma instrucional.
Você
poderia ter esta conclusão sobre o texto mesmo sem ter muito conhecimento
de
Inglês. É claro que à medida que você for aprendendo, a sua percepção sobre o
texto também aumentará. Há muitas informações que não são tão óbvias
assim.
Leia o diálogo abaixo e
responda as questões de 1 a 6:
Interview
MARK: Hello! Can I ask you some questions for
a interview?
JENNIFER: Yes, I can answer some questions.
MARK: Thank you for taking the time. Now
first question: What do you do?
JENNIFER: I work in a library. I am
librarian.
MARK: Are you married?
JENNIFER: Yes, I am.
MARK: What does your husband do?
JENNIFER: He works as a policeman.
MARK: Do you usually have dinner together?
JENNIFER: Yes, We do.
MARK: How often does your husband exercise?
JENNIFER: He sometimes exercises four times a
week. But he usually exercises only twice a week.
MARK: Where do you like going on holiday?
JENNIFER: We rarely go on holiday. However,
we like going to the mountains if we can.
MARK: What type of books do you read?
JENNIFER: I often read horror stories.
MARK: Thank you very much for answering my
questions.
JENNIFER:
You’re welcome!
Questão 01-. De acordo com o texto Jennifer
é uma:
a)
professora
b)
artista plástica
c)
bibliotecária
d)
secretária.
Questão 02- Todos têm um estado civil,
indique a alternativa que corresponde ao estado civil
dela:
a)
casada
b)
divorciada
c)
solteira
d)
viúva
Questão 03- O marido de Jennifer também
trabalha, a profissão dele é:
a)
policial
b)
dentista
c)
engenheiro
d)
advogado
Questão 04 Além da profissão, ele pratica
exercícios de quanto em quanto tempo?
a)
duas vezes por semana.
b)
três vezes por dia.
c)
uma vez ao mês.
d)
quatro vezes por semana.
Questão 05- Todos nós gostamos de lazer aos
feriados. Nos feriados eles costumam ir:
a)
à praia.
b)
a museus.
c)
às montanhas.
d)
ao teatro.
Questão 06. Como Jennifer trabalha em uma
livraria, ela adora ler livros. Marque a alternativa que corresponde a
preferência de livros de Jennifer:
a)
aventura
b)
romances
c)
ficção científica
d)
terror
Nenhum comentário:
Postar um comentário